terça-feira, 2 de outubro de 2012

PEGADA ECOLÓGICA


A Pegada Ecológica (PE) é um indicador de sustentabilidade desenvolvido por Mathis Wackernagel e William Rees no princípio dos anos noventa.

Partindo do pressuposto que os recursos naturais são um bem finito, e que na sociedade moderna toda a atividade humana está direta ou indiretamente dependente da exploração de recursos naturais, que em grande medida são finitos, a Pegada ecológica procura avaliar “A superfície produtiva ou ecossistema aquático necessária para manter o consumo de recursos e energia, assim como absorver os resíduos produzidos por uma determinada população humana ou economia, considerando que a tecnologia existente, independentemente da parte do planeta em que está situada” (Wackernagel & Rees, 1996; Rees, 2000).

A Pegada Ecológica procura avaliar o impacte que o consumo humano tem sobre o planeta Terra nas suas diversas componentes.


  

 
Este site tem por objetivo facultar uma ferramenta que permita avaliar a Pegada Ecológica, isto é, o impacto da atividade das organizações sobre a biosfera, tendo por base de cálculo os dados relativos aos consumos das principais categorias de produtos que uma organização necessita, resíduos por si produzidos e uso do solo.

O resultado final, a pegada, é expressa em hectares de ecossistema necessários para suportar a atividade da organização nas diferentes categorias analisadas.

Sem qualquer compromisso poderá registar-se (ou fazer login com os dados que já possua), efetuar o cálculo da Pegada Ecológica associada à sua organização, guardar o resultado e comparar com os resultados obtidos de futuro.


O cálculo aqui efetuado não engloba a totalidade dos impactes de uma organização, pelo que serve apenas para uma avaliação simplificada da pegada ecológica.


A adesão ao programa "Pegada Ecológica" permitirá não só que este cálculo seja efetuado de forma detalhada como também que a organização subscreva um compromisso plurianual para a redução e compensação dos impactes da sua atividade.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.