terça-feira, 9 de outubro de 2012

Imagens de satélite revelam
aumento desigual do nível dos oceanos


Através da análise de imagens de satélite dos últimos 18 anos uma equipa de cientistas compôs uma visão nova e mais detalhada das alterações no nível do mar em todo o mundo.

Um novo estudo baseado em imagens de satélite afirma que o nível médio da água do mar está a subir em média três milímetros por ano. Contudo, a subida é desigual nas diferentes regiões do planeta. Por exemplo, o mar das Filipinas sofreu um aumento médio que ultrapassa os 10 milímetros por ano.
 
''O mapa de tendências é uma forma de olhar para as mudanças que ocorreram nos últimos 20 anos", afirma Steve Nerem, da Universidade do Colorado. ''Muitas destas variações tendem a tornar-se mais estáveis se analisadas por períodos mais longos. É por isso que precisamos de mais missões para compreender o porquê de tais variações'', acrescenta.
 
Paolo Cipolini, do Centro Nacional de Oceanografia da Grã-Bretanha, afirma também que ''muitas das características vistas no mapa de tendências indicam mudanças no armazenamento de calor e correspondem, a longo prazo, às variações nas correntes do oceano".
 
Esta investigação deverá ajudar os cientistas a compreender a escala dos diferentes fatores no aumento do nível médio da água do mar a longo prazo e as alterações anuais que podem ocorrer. Este estudo integra a Iniciativa de Mudanças Climáticas (CCI), aprovada pelo Agência Espacial Europeia (ESA).
 
Atualmente acredita-se que os principais responsáveis pelo aumento do nível da água do mar sejam a absorção de mais calor pelos oceanos e a água gerada pelo degelo dos glaciares e camadas de gelo.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.