quinta-feira, 4 de outubro de 2012

 AS VINDIMAS...
 
 
A tradição ainda é o que era...
... E por isso fomos às vindimas!
 
Apresentamo-vos algumas imagens de uma vindima que protagonizámos na Beira Baixa, numa aldeia do concelho de Pampilhosa da Serra.
 
 
As vindimas consistem na colheita dos cachos de uvas, destinados à produção de vinho, quando estas atingem o grau indicado de amadurecimento. Os cachos são então enviados para os lagares, onde começa a produção de diversos tipos de vinhos.
Para obter uma boa qualidade de vinho é necessário escolher a data exata em que se deve iniciar as vindimas.
As vindimas têm lugar, habitualmente, em setembro - desde o final de agosto anterior que se analisam as uvas: a acidez, peso e cor. É necessário encontrar o grau de acidez indicado porque com o passar do tempo os ácidos transformam-se em açúcares, o que leva a um aumento do álcool.
Cabe aos produtores, em função da casta, determinar a relação que mais lhes convém em função do tipo de vinho que pretendem produzir. Posteriormente, deve ser feito o transporte dos cachos nas melhores condições, já que, devido ao calor próprio da época, as uvas amassadas começam a fermentar antes do tempo.
  

Também é possível prever a melhor altura para as vindimas através de um método popular que consiste em verificar quando murcham os pés das uvas e as peles dos bagos começam a contrair – foi este método que foi utilizado na vindima que fizemos.


 
 
Marcada a data da vindima, a cada propriedade onde há cultivo de uvas acorrem então dezenas de trabalhadores sazonais, normalmente oriundos das terras vizinhas, e é iniciado um dos mais característicos momentos da etnografia portuguesa.

Muitas vezes são famílias completas que se deslocam para as vindimas, numa tradição que atravessa gerações: as mulheres, auxiliadas pelas crianças, cortam os cachos, que são colocados em cestas de vime ou de plástico. Cabe então aos homens transportar estes cestos para os lagares. Antigamente eram grupos de homens que pisavam as uvas, sistema que gradualmente foi sendo substituído por métodos mecânicos.

Na nossa vindima, uma parte foi esmagada por método mecânico, outra pisada como manda a tradição!
 
 
 
 

Na época das vindimas são organizadas nas diferentes terras ou regiões onde existe esta atividade as chamadas Festas da Vindimas, uma tradição histórica que atrai imensos turistas.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.