terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O rio Zêzere



O rio Zêzere

Dos rios Portugueses, só o Cávado e o Rabagão foram objecto de um aproveitamento tão sistemático como o Zêzere. É o segundo maior rio de Portugal, depois do Mondego.

Nasce na Serra da Estrela (Cântaro Magro), a 1900 m de altitude e com uma extensão total de 214 Km, vai confluir com o Tejo em Constância, a uma cota muito inferior: 100 metros. Tem uma bacia de cerca de 5043 Km2.

Tem portanto três factores determinantes para a produção de energia eléctrica por via hídrica: declive, caudal e margens rochosas. Daí a construção de sucessivas barragens que geram uma albufeira de mais de 100 Km de extensão.

Tal como o Mondego, o primeiro troço do Zêzere é o mais interessante e o menos conhecido do ponto de vista paisagístico.

Nascendo perto do Covão da Ametade, o Zêzere corre até Manteigas ao longo de um vale glaciário de perfil em U, que se terá formado em tempos geológicos recentes. Nesta primeira fase o rio corre para norte. A norte da Covilhã faz uma grande curva e toma a orientação definitiva, correndo de nordeste para sudoeste.

A confluência com o Tejo faz-se em Constância.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.