quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Construção de uma Mini Estação Meteorológica - O Termómetro


Construção de Mini Estação Meteorológica

Reutilizando materiais, podem-se fazer instrumentos para conhecer os valores da temperatura (termómetro) e da pressão atmosférica (barómetro), a direcção do vento (cata-vento) e velocidade do vento (anemómetro).

Objectivos:

- Conhecer os instrumentos de recolha de dados meteorológicos.
- Descrever estados do tempo.
- Comparar os registos dos estados do tempo.
- Recolher dados de temperatura, pressão atmosférica, direcção e velocidade do vento e da precipitação.

O termómetro

Um termómetro é um aparelho usado para medir a temperatura ou as variações de temperatura. O primeiro termómetro foi inventado no século XVI pelo italiano Galileu. Para medir a temperatura são usadas a escala de Celsius e de Fahrenheit, mais utilizada em países como os E.U.A. e o Reino Unido.

Material Necessário

- um frasco pequeno
- uma rolha que sirva no frasco
- uma saqueta de corante alimentar
- uma caneta de feltro vermelha ou preta
- uma palhinha de vidro
- água
- prego/furador
O que deve fazer:

Faça um buraco na rolha com o prego/furador e coloque a palhinha através desse buraco de forma a ficar justo. Encha com água três quartos do frasco, adicionando-lhe uma ou duas gotas de corante alimentar. Tape o frasco com a rolha. Com uma caneta de feltro marque uma linha no frasco, à altura da água. Marque a altura da água na palhinha à temperatura ambiente, e também em diferentes locais e horários – numa janela com sol, no frigorífico, numa panela de água quente.

O que acontece:
A água sobe na palhinha quando a temperatura aumenta e desce quando está frio.

Porquê:
A temperatura é medida através das alterações no nível da água. Os líquidos expandem-se quando aquecidos e contraem-se quando são arrefecidos. O líquido do termómetro absorve calor e expande-se quando contacta com algum objecto mais quente do que ele e contrai-se quando entre em contacto com alguma coisa mais fria. O mercúrio e o álcool colorido são normalmente usados como líquidos dos termómetros pois reagem mais depressa às diferenças de temperatura.

Editado com a colaboração do colega José Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.