terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O que é a Geografia?


AS CIÊNCIAS DA TERRA

O que são as ciências da Terra?

A área de estudo dos investigadores das ciências da Terra, os geocientistas, é vasta: basicamente, todo o planeta e todas as suas características físicas. Enquanto os biólogos estudam a vida na Terra, os geocientistas estudam praticamente tudo o resto: desde o movimento da atmosfera a formação das rochas ou a erupção de um vulcão.

Algumas ciências da Terra: Geologia, Geofísica, Vulcanologia, Paleontologia, Geomorfologia, Oceanografia, Ecologia, Meteorologia e Geografia. Existem, ainda, muitos outros ramos das ciências referidas que se ocupam de aspecto mais específicos.


A GEOGRAFIA

GEOGRAFIA vem das palavras gregas "geo" e "graphos" significando respectivamente Terra e descrever.

A Geografia investiga o modo como a superfície da Terra varia de lugar para lugar e ao longo do tempo. E designada muitas vezes por «ciência espacial, porque estuda o modo como as coisas se relacionam espacialmente umas com as outras, isto é, na superfície da Terra. A Geografia Humana estuda os padrões de actividade humana à volta do Mundo, tais como a distribuição da população, da agricultura, da indústria e das redes de transportes. A Geografia Física examina o ambiente físico da Terra que inclui tudo, desde o clima ao solo.

A Geografia na Escola

Ao longo do teu percurso escolar, terás a oportunidade de estudar alguns aspectos dos vários campos de actuação da Geografia. Começarás por adquirir e aplicar conceitos essenciais que te ajudarão a desenvolver competências geográficas. Em paralelo às competências de carácter geográfico irás adquirir conhecimentos, através da pesquisa e do debate de ideias, que contribuirão para a tua formação enquanto pessoa e cidadão.

In.: http://sempreaaprender.com/viewpage.php?page_id=12

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.