quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Regulamento do projecto Cata-vento



REGULAMENTO DO CONCURSO

“MUDAR DE RUMO…

VEM CATAR VENTOS”

1. ENQUADRAMENTO O concurso “Mudar de rumo… vem catar ventos” está integrado no Plano Anual de Atividades e vai decorrer entre novembro de 2012 e junho de 2013. Abrange todas as turmas dos sétimos e oitavos anos, PIEF e PCA, da Escola Secundária com Terceiro Ciclo do Ensino Básico de Matias Aires, sendo de carácter voluntário. Envolve os professores promotores dos seguintes grupos disciplinares: Ciências Físico-Químicas, Geografia e Oficina de Artesanato; envolve também professores das seguintes áreas curriculares disciplinares: Educação Visual, História, Educação Física, bem como Diretores de Turma, sendo o Coordenador do Concurso/Projeto o professor João Vasco.

2. TEMA O tema aglutinador do concurso é INSTRUMENTOS DE OBSERVAÇÃO E MEDIÇÃO, debatendo subtemas como: energias alternativas/limpas, meteorologia popular, património popular e outros, integrados nos programas curriculares de cada área interveniente.

3. OBJETIVOS O concurso tem como objetivos: 1. Motivar os alunos para o currículo de forma lúdica, mas exigente. 2. Aproximar os alunos da escola com atividades promotoras do sucesso. 3. Encontrar metodologias alternativas promotoras do sucesso. 4. Desenvolver um trabalho interdisciplinar, promovendo o trabalho curricular com colaboração entre os professores. 5. Dar visibilidade à escola enquanto entidade promotora de práticas pedagógicas adequadas e motivadoras dos seus/suas aluno(a)s. 3. CONCORRENTES A participação no concurso pode ser individual ou em equipa, no máximo de 4 elementos.

4. FASES DO CONCURSO Dezembro e janeiro: Desenhar Cata-ventos Última semana de janeiro: Eleição do cata-vento da turma Fevereiro e março: Construção do Cata-vento eleito pela turma Semana da escola (22 a 24 de abril): Publicação no jornal ATITUDES de um texto sobre a história dos Cata-ventos; Mostra dos Cata-ventos; Exposição dos desenhos selecionados em cada turma Dia da ESMA: Eleição do Cata-vento da escola Maio: Construção do cata-vento da escola

5. ENTREGA DOS TRABALHOS: 1ª parte: Os trabalhos devem ser entregues ao professor responsável pela atividade na turma, até ao dia 25/01/2013. Os concorrentes devem apresentar um desenho do cata-vento e respetiva memória descritiva, onde conste(m) o(s) nome(s) do(s) concorrente(s). 2ª parte: Os trabalhos devem ser entregues ao professor responsável pela atividade na turma, até ao dia 15/03/2013. Os concorrentes devem apresentar: uma maquete do cata-vento e respetiva memória descritiva, onde conste(m) o(s) nome(s) do(s) concorrente(s).

6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pretende-se eleger um cata-vento para valorizar uma vertente tradicional do “património do vento”, com a colocação de um cata-vento, produzido pelos alunos, no cimo do telhado do Pavilhão B da escola, construído com materiais resistentes ao tempo/clima. Valorizar-se-á uma dimensão contemporânea e criativa, através do desafio aos alunos para conceberem cata-ventos. Assim, os critérios de avaliação serão: a) A criatividade; b) A resistência dos materiais a utilizar; c) A clareza e organização da memória descritiva.

7. JÚRI Os projetos/trabalhos serão apreciadas por um júri constituído por: um elemento da Direção, um elemento do Conselho Geral, um representante da Mediateca Escolar, um representante do pessoal não docente, um representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação, um representante da Associação de Estudantes e o Coordenador do Projeto. O Júri reserva-se o direito de não eleger um vencedor, se a falta de qualidade dos trabalhos o justificar. Do resultado do concurso o Júri lavrará a competente ata fundamentada, que será assinada por todos os seus membros.

8. EXPOSIÇÃO As maquetes, eleitas em cada turma, serão expostas no átrio do Pavilhão A e o(s) aluno(s) vencedor(es) terão a oportunidade de construir o seu cata-vento.

9. DIVULGAÇÃO DO TRABALHO VENCEDOR: O trabalho vencedor será divulgado da seguinte forma: • Jornal Atitudes • Rádio Clube de Sintra • Jornal de Sintra • Página da Escola • Blog da Mediateca Escolar • Blog de Geografia

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.