Construção de uma Mini Estação Meteorológica - O Cata-Vento
Objectivos:
- Conhecer os instrumentos de recolha de dados meteorológicos.
- Descrever estados do tempo.
- Comparar os registos dos estados do tempo.
- Recolher dados da direcção e velocidade do vento.
O Cata-vento
Se soubermos a direcção em que o vento está a soprar, podemos localizar um sistema de baixas pressões e prever um período de mau tempo, que normalmente lhe está associado. Um cata-vento mostra-nos a direcção do vento.
Material Necessário
- palhinha de beber
- vaso para flores
- alfinete
- arame fino ou clipes
- lápis com borracha
- marcador vermelho
- cartão ou papelão claro
- cola
O que deve fazer:
Faça um golpe vertical com 2,5 cm numa das extremidades da palhinha. Usando uma folha de papel grosso, corte a cauda de uma seta e coloque-a na extremidade cortada da palhinha. Marque o outro extremo da palhinha com a caneta de feltro. Insira o alfinete a direito, através da palhinha, a aproximadamente 5 cm da cauda da seta. Empurre o alfinete contra a borracha da extremidade do lápis. Assegure-se que a palhinha se pode mover livremente.
Forme as letras N, S, E e O a partir de um pedaço de arame ou de clipes. Prenda-os em volta do lápis 2,5 cm abaixo da seta. Apoie o lápis verticalmente numa massa de barro, e coloque o conjunto num vaso pouco profundo para plantas. Coloque o cata-vento num local onde o vento não seja perturbado pelos edifícios. Use um meio de orientação (ex. Sol) para se assegurar que as letras N, S, E e O estão colocadas correctamente.
O que acontece:
Quando o vento sopra, o cata-vento move-se.
Porquê:
Quando o vento sopra, empurra a seta. Assim, o outro extremo aponta na direcção da qual o vento está a soprar.
No Hemisfério Norte, um vento que se desloque na direcção contrária à dos ponteiros do relógio está normalmente associado a um sistema de baixas pressões a ao mau tempo. Ventos de Este geralmente trazem chuva, ventos do Oeste tempo limpo. Ventos do Norte significam frio e Ventos do Sul tempo quente.
(Agradeço a colaboração do colega José Costa)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.