Construção de Mini Estação Meteorológica
Reutilizando materiais, podem-se fazer instrumentos para conhecer os valores da temperatura (termómetro) e da pressão atmosférica (barómetro), a direcção do vento (cata-vento) e a velocidade do vento (anemómetro).
Objectivos:
- Conhecer os instrumentos de recolha de dados meteorológicos.
- Descrever estados do tempo.
- Comparar os registos dos estados do tempo.
- Recolher dados de temperatura, pressão atmosférica, direcção e velocidade do vento e da precipitação.
Barómetro
O ar que rodeia a Terra exerce pressão, que é denominada de pressão atmosférica. Evangelista Torriceli, cientista italiano do século XVII, foi o primeiro a descobrir uma forma de medir esta pressão atmosférica, criando o primeiro barómetro.
Material Necessário
- uma tigela
- uma garrafa de plástico
- água
- um cartão graduado
O que deve fazer:
Encha até meio a tigela com água. Deite água na garrafa até estar a ¾ da sua capacidade. Mantendo o polegar no bocal da garrafa, vire a garrafa ao contrário. Em seguida retire o dedo e ponha rapidamente o bocal da garrafa na tigela com água. Cole o cartão graduado no exterior da garrafa.
O que acontece:
A água não sai da garrafa. Em vez disso, o nível da água desce ligeiramente e vai para o estado de repouso. A partir daí, move-se para cima ou para baixo de acordo com as variações da pressão do ar.
Porquê:
O ar exterior pressionando a água da tigela evita que a água corra para fora da garrafa. A água pára o seu movimento de descida quando a sua pressão é equilibrada pela pressão atmosférica.
Marque o cartão graduado no ponto onde a água estabiliza, e será capaz de registar em gráfico se a água vai para cima ou para baixo na garrafa. Um aumento na pressão do ar faz com que a água suba, quando a pressão desce, a água desce também.
Editado com a colaboração do colega José Costa