quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Regulamento do projecto Cata-vento



REGULAMENTO DO CONCURSO

“MUDAR DE RUMO…

VEM CATAR VENTOS”

1. ENQUADRAMENTO O concurso “Mudar de rumo… vem catar ventos” está integrado no Plano Anual de Atividades e vai decorrer entre novembro de 2012 e junho de 2013. Abrange todas as turmas dos sétimos e oitavos anos, PIEF e PCA, da Escola Secundária com Terceiro Ciclo do Ensino Básico de Matias Aires, sendo de carácter voluntário. Envolve os professores promotores dos seguintes grupos disciplinares: Ciências Físico-Químicas, Geografia e Oficina de Artesanato; envolve também professores das seguintes áreas curriculares disciplinares: Educação Visual, História, Educação Física, bem como Diretores de Turma, sendo o Coordenador do Concurso/Projeto o professor João Vasco.

2. TEMA O tema aglutinador do concurso é INSTRUMENTOS DE OBSERVAÇÃO E MEDIÇÃO, debatendo subtemas como: energias alternativas/limpas, meteorologia popular, património popular e outros, integrados nos programas curriculares de cada área interveniente.

3. OBJETIVOS O concurso tem como objetivos: 1. Motivar os alunos para o currículo de forma lúdica, mas exigente. 2. Aproximar os alunos da escola com atividades promotoras do sucesso. 3. Encontrar metodologias alternativas promotoras do sucesso. 4. Desenvolver um trabalho interdisciplinar, promovendo o trabalho curricular com colaboração entre os professores. 5. Dar visibilidade à escola enquanto entidade promotora de práticas pedagógicas adequadas e motivadoras dos seus/suas aluno(a)s. 3. CONCORRENTES A participação no concurso pode ser individual ou em equipa, no máximo de 4 elementos.

4. FASES DO CONCURSO Dezembro e janeiro: Desenhar Cata-ventos Última semana de janeiro: Eleição do cata-vento da turma Fevereiro e março: Construção do Cata-vento eleito pela turma Semana da escola (22 a 24 de abril): Publicação no jornal ATITUDES de um texto sobre a história dos Cata-ventos; Mostra dos Cata-ventos; Exposição dos desenhos selecionados em cada turma Dia da ESMA: Eleição do Cata-vento da escola Maio: Construção do cata-vento da escola

5. ENTREGA DOS TRABALHOS: 1ª parte: Os trabalhos devem ser entregues ao professor responsável pela atividade na turma, até ao dia 25/01/2013. Os concorrentes devem apresentar um desenho do cata-vento e respetiva memória descritiva, onde conste(m) o(s) nome(s) do(s) concorrente(s). 2ª parte: Os trabalhos devem ser entregues ao professor responsável pela atividade na turma, até ao dia 15/03/2013. Os concorrentes devem apresentar: uma maquete do cata-vento e respetiva memória descritiva, onde conste(m) o(s) nome(s) do(s) concorrente(s).

6. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Pretende-se eleger um cata-vento para valorizar uma vertente tradicional do “património do vento”, com a colocação de um cata-vento, produzido pelos alunos, no cimo do telhado do Pavilhão B da escola, construído com materiais resistentes ao tempo/clima. Valorizar-se-á uma dimensão contemporânea e criativa, através do desafio aos alunos para conceberem cata-ventos. Assim, os critérios de avaliação serão: a) A criatividade; b) A resistência dos materiais a utilizar; c) A clareza e organização da memória descritiva.

7. JÚRI Os projetos/trabalhos serão apreciadas por um júri constituído por: um elemento da Direção, um elemento do Conselho Geral, um representante da Mediateca Escolar, um representante do pessoal não docente, um representante da Associação de Pais e Encarregados de Educação, um representante da Associação de Estudantes e o Coordenador do Projeto. O Júri reserva-se o direito de não eleger um vencedor, se a falta de qualidade dos trabalhos o justificar. Do resultado do concurso o Júri lavrará a competente ata fundamentada, que será assinada por todos os seus membros.

8. EXPOSIÇÃO As maquetes, eleitas em cada turma, serão expostas no átrio do Pavilhão A e o(s) aluno(s) vencedor(es) terão a oportunidade de construir o seu cata-vento.

9. DIVULGAÇÃO DO TRABALHO VENCEDOR: O trabalho vencedor será divulgado da seguinte forma: • Jornal Atitudes • Rádio Clube de Sintra • Jornal de Sintra • Página da Escola • Blog da Mediateca Escolar • Blog de Geografia

Trabalho da Liga dos campeões - 7º Ano


Caros alunos: Cá vai a lista dos clubes que estão nos oitavos de final da Liga dos Campeões:

Celtic; Juventus; Valencia; PSG; Shakhtar Donetsk; B. Dortmund; Real Madrid; Man United; FC Porto; Malaga; Arsenal; B. Munique; Galatasaray; Schalke 04; AC Milan; Barcelona.

Devem pintar os países a que pertencem estes clubes de acordo com a legenda do mapa. A partir de de 8 de Março vão cartografar os países com clubes nos quartos de final. Para isso devem clicar aqui

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

 
UM ANO SUSTENTÁVEL PARA UM MUNDO MELHOR!
 
 


- Economize água! Segundo a ONU, a escassez de água já atinge 2 bilhões de pessoas. Faça a diferença no ano novo utilizando a água racionalmente, desligando a torneira enquanto escova os dentes, faz a barba ou toma banho.

- Apague a luz! Apague todas as luzes que não utiliza, abrindo as janelas, reduzindo o ar-condicionado, o ferro de engomar, etc.

- Use menos papel! Apesar de se precisar cada vez menos de papel, a demanda por este material cresce a cada ano, consumindo rapidamente florestas e ecossistemas inteiros. O reflorestamento ainda faz pouco efeito, uma vez que ele não traz de volta espécies nativas. Use folhas usadas e não imprima e-mails sem necessidade. Encaminhe sempre o papel para a reciclagem.

- Utilize menos sacos plásticos! Os sacos de plástico levam centenas de anos para se decompor na natureza, além de aumentar os custos dos produtos. No oceano, são confundidas com algas pelas tartarugas e outros animais que as comem e morrem asfixiados. Leve o seu próprio saco quando for fazer compras.

- Seja voluntário! Informe-se sobre instituições que necessitem de voluntários. Há milhares de pessoas no mundo a precisar de atenção e carinho.

- Mude o mundo! Pequenas ações individuais são o maior contributo!

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE UM CATA-VENTO PARA UMA ESCOLA
 
TURMAS DE 7º E 8º ANO
 
 

 
Aproveitamento turístico de rios portugueses 
Trabalho de alunos do 9º ano
 
 
 


Construção de globos por alunos de 7º ano